sexta-feira, 17 de julho de 2015

Estudo indica que refrigerante pode ser a causa de 184 mil mortes por ano

O consumo de bebidas açucaradas como refrigerantes e energéticos pode estar relacionado à morte de aproximadamente 184 mil pessoas no mundo inteiro. A descoberta foi feita por um estudo publicado na revista científica Circulation.
Segundo um dos pesquisadores, o médico Dariush Mozaffarian, da Universidade Tafts, em Massachusetts, Estados Unidos, está na hora de banir esse tipo de bebida da dieta da população. “Esse é o único fator com nenhum valor nutricional que causa centenas de milhares de mortes por ano”, declara à NBC News.
Uma latinha de refrigerante contém cerca de 39 gramas de açúcar, ou três colheres de sopa cheias.
Uma latinha de refrigerante contém cerca de 39 gramas de açúcar, ou três colheres de sopa cheias.
Para chegar a essa conclusão, o estudo analisou pesquisas sobre a dieta da população de 51 países, além de informações de ingestão de açúcar de outros 136. No total, mais de 610 mil pessoas participaram da pesquisa, com dados entre 1980 e 2010. Os cientistas se concentraram no consumo de refrigerantes, sucos industrializados, energéticos e isotônicos, assim como chás gelados.
Foi estimado que no ano de 2010 as bebidas açucaradas possam ter sido responsáveis por 133 mil mortes por diabetes, 45 mil por doenças cardiovasculares e quase 6.500 por câncer em todo o mundo.
Segundo os pesquisadores, o consumo das bebidas também causa obesidade, dor nas costas, doenças nas articulações, entre outras.
Segundo os pesquisadores, o consumo das bebidas também causa obesidade, dor nas costas, doenças nas articulações, entre outras.
Outro fator apontado pelos cientistas foi a influência da popularidade dessas bebidas por faixa etária de cada país. No Japão, por exemplo, a porcentagem de falecimentos ligados às bebidas açucaradas não passa de 1% entre a população acima de 65 anos. Entre os adultos de até 45 anos do México, por outro lado, o número chega a 30%.
Os cientistas temem que o problema vá aumentar ainda mais devido à popularidade de refrigerantes e similares entre os adolescentes, e alertam: “Isso que nem incluímos outros impactos à saúde, como dor nas costas, pedras na vesícula biliar e doenças nas articulações, que são causadas pela obesidade.
Imagens: iStock

0 comentários:

Postar um comentário